Se você acabou de instalar o NPM e da este erro “Error: failed to fetch from registry” quando tenta instalar qualquer módulo através do NPM, digite o seguinte comando no terminal:

npm config set registry “http://registry.npmjs.org/”

Pronto, problema resolvido :)

— Error: failed to fetch from registry

O que é hacker?

Hacker é o bandido tecnológico, rouba contas bancárias, rouba seus dados pessoais, apaga seus arquivos, faz o estrago que puder onde tiver acesso.

Bom, para começar, a definição acima é mentira! Hacker não é ruim, não esta relacionado com ações ruins, a palavra hacker, quer dizer decifrador, não esta muito relacionado ao sentido hacker que estamos falando eque estamos acostumados a ouvir, não esta associado a lei, pátria e nem extraterrestres, tá, talvez extraterrestres, mas não temos evidências e não sabemos se são de uma doutrina boa ou ruim.

Continuando sobre o significado hacker, um decifrador decifra coisas difíceis, um hacker, não só decifra como também os modifica, geralmente decifra e modifica sistemas e dispositivos tecnológicos, por exemplo: sites, intranet, celulares, carrinhos de controle remoto, rede wireless de casa, sistema operacional do computador de casa, etc.

Um hacker pode ser uma pessoa com boas intenções ou uma pessoa mal intencionada. só suas ações dirão isto, quando mal intencionada esta pessoa é além de ser hacker um possível criminoso, entendeu a diferença de hacker e criminoso? O titulo de hacker não quer dizer que a pessoa é uma fora da lei, apenas quer dizer que é uma pessoa que decifra e modificas as coisas com mais facilidade que a maioria.

São pessoas habilidosas com tecnologias, estão sempre pesquisando, aprendendo, se aperfeiçoando, são que nem os Borgs do Star Trek, aprendem muito e se relacionam apenas com quem interessa. Por conta do tempo que investem para aprender mais, seu tempo social diminui, o que acaba deixando o hacker menos social e/ou mais seletivo com quem anda. Se identificam muito com os nerds, quando se falam, os hackers agem como um sanguessuga, sabem que os nerds são inteligentes, que dominam áreas específicas de tecnologia, por conta disso se socializam com eles, absorvem os conhecimentos e geralmente fazem uma aplicação melhor daquele conhecimento adquiro do que o próprio nerd.

Como bons aliados os hackers conversam entre si, criam amizades e frequentam comunidades na internet e também fisicamente em encontros, eventos e hacker spaces. Cada vez mais, mais pessoas se identificam com hackers, entendem o real conceito e buscam o respeito de ser um bom hacker.

Os hackers mal intencionados não saem nas ruas, eventos, encontros, não se identificam de maneira alguma e nem ficam divulgando que é hacker, eles se camuflam, nunca relacionam seu pseudônimo com seu real nome, nunca usam dados reais, sempre são fakers, sempre estão na sombra da tecnologia e das pessoas. Estas pessoas são hackers, pois tem habilidade em decifrar e modificar, mas também são criminosos. São coisas diferentes na mesma pessoa.

Os bons hackers sem unem, participam de projetos sociais, participam de projetos open source, compartilham informações e conhecimentos, quando estão juntos, representam uma cultura, ideologia e tem objetivos comuns.

Os hackers estão espalhados, estão em toda parte, trabalham para o governo, para empresas privadas, trabalham de casa, tem alguns que não trabalham, que só dão aulas(a velha piada do professor), mas o fato é que não importa onde, os hackers sempre fazem inovações incríveis, veja alguns exemplos:

Linguagem de programação C;
Sistema operacional Unix (Kernighan e Ritchie);
Editor de texto emacs (Stallman);
Sistema GNU/Linux (Stallman e Torvalds);
Indexador Google (Page e Brin);
Arduino;
DeepWeb.

Os hacker tem um ponto em comum quando falamos de ideologia, eles geralmente não estão naquele 1% da população que controlam o mundo, suas crenças são contra este controle, o que de maneira geral é bom para todos, afinal nos projetos acima os beneficiados somos todos nós, usuários da tecnologia e não apenas grandes corporações.

Fontes

Wikipedia;
Garoa Hacker Club;
Google;
Mamãe;
Chefe;
Amigo;
Porteiro;
Garçonete do dogão;
Namorada;
Wikipedia de novo.

Instalando Node.js no Windows

Como já falamos sobre o que é node.js de maneira mais simples ao que costumam dizer, hoje ensinarei a instalar o node.js no windows, aquela plataforma que geralmente quando tentamos instalar algo de desenvolvimento que não seja da Microsoft sempre tem um trabalhinho extra… Bem, a história é um pouco diferente, não tem segredos desta vez, é next, next, install, vamos lá!!

  1. Entre no site oficial do node, a url é http://www.nodejs.org;
  2. Clique em “INSTALL”, um botão no meio da tela;
  3. Se o navegador perguntar se você quer baixar o arquivo, diga que sim, baixe o arquivo, é seguro. Na sequência execute-o;
  4. Quando chegar nesta tela, clique em next até aparecer o install, clique em install e depois clique em finish:

    node-js-instalando-no-windows

  5. Pronto, instalação concluída, vamos testar agora. No Menu Iniciar-> Todos os Programadas aparecerá uma pasta chamada Node.js:

    node-js-instalado-no-windows

  6. Est ainstalação já vem com o NPM instalado, o NPM é um repositório de módulos do Node.js, e
  7. Clique nela e clique no programa “Node.js”, com um icone verde, abrirá este terminal:

    node-js-terminal-no-windows

  8. Vamos testar, digite o seguinte código:console.log(“Hello World”);

    Este código nada mais é que o retorno de uma mensagem no console do node. Ele deve retornar:

    Hello World
    undefined

    Na primeira mostra a mensagem que esperávamos, o famoso Hello World, mas na segunda linha veio escrito undefined, isto acontece porque o console.log é uma função e no javascript as funções sempre retornam algo, neste caso retorna indefinido, em inglês, undefined, e o console mostra o que a função returna. Não se preocupe não afeta nada.

Pronto, agora você já pode começar a programar, procure outros posts aqui sobre rpm, callback, etc para continuar se encantando com o Node.js.

O que é node.js ?

node.jsAcredito que como já aconteceu comigo, muitas pessoas ainda tem curiosidade de saber o que é exatamente node.js, embora pesquisei bastante, tive dificuldade em entender, por isto escrevi este post.

Node.js é uma plataforma construída em cima do Chrome’s JavaScript runtime para construir facilmente aplicações escaláveis e ​​rápidas. Node.js trabalha com a eventos e não é bloqueante (non-blocking), tornando-se leve e eficiente, ideal para aplicações em tempo real de dados intensivos que são executados através de dispositivos distribuídos.
Tradução do site oficial http://www.nodejs.org.

Sim, quando li continuei sem saber praticamente nada também, então vou falar sobre cada parte e depois explicarei novamente.

O que é o Chrome’s JavaScript runtime?

JavaScript, é a linguagem que a maioria dos programadores já pelo menos ouviram falar, é uma linguagem interpretada, é implementada como parte dos navegadores web para que os códigos pudessem ser interpretados pelos clients e assim controlando o navegador, realizando comunicação assíncrona e alterando o conteúdo da página web exibida.

Visite http://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript para mais informações sobre JavaScript.

Mas isto só responde parte da pergunta, Chrome’s JavaScript runtime, conhecido também como JavaScript V8, é um interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript (ou engine), desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. É uma ferramenta desenvolvida na linguagem C++ e distribuída no regime de código aberto.

Portanto, Chrome’s JavaScript runtime ou JavaScript V8, é um interpretador que acelera o desempenho de uma aplicação compilando o código Javascript para o formato nativo de máquina antes de executá-lo, permitindo que rode a velocidade de um código binário compilado.

Como assim o node.js trabalha com eventos?

Isto mesmo, o node.js é feito em cima da V8 do JavaScript, e JavaScript trabalha trabalha com eventos, aquelas ações de mostrar um banner flutuante em cima de uma página, aquelas confirmações de exclusões de mensagens, são feitas com eventos, os famosos onLoad, onClick, OnKeypress, onMouseover, todos são eventos. Com é quase igual, você pode criar eventos para quando acaba de rodar uma função, ou para quando entra em uma determinada condição ele emita um evento, ou outro evento que você definir.

Veja mais sobre eventos do javaScript aqui:http://www.w3schools.com/jsref/dom_obj_event.asp

Veja mais eventos do Node.js aqui: http://nodejs.org/api/events.html

Não é bloqueante (non-blocking) ?

Não bloqueante, non-blocking, significa que a rotina de chamada continuará a execução mesmo que a sub-rotina ainda esteja rodando. Para que a rotina continue a rodar só quando termine a rotina usamos o famoso callback.

Por exemplo, vamos imaginar um loop de 0 a 1000, dentro do loop temos um select no banco de dados por id de acordo com a implementação do loop, quando rodamos isto no node.js percebemos que ele vai rodar todo o loop em um segundo ou menos e na sequência, parte em paralelo, vão rodar os selects. Se fosse em php, , java ou ruby, para cada ciclo do loop concluído era um select concluído, o node.js entende este ciclo como uma sub-rotina, como não é bloqueante, ele consegue rodar todo o loop mesmo que o banco esteja com algum delay.

Esta característica é muito boa, mas você tem que estar ciente de que ela existe e como ela funciona.

Afinal, como podemos de maneira mais simples definir o que é node.js?

Node.js é uma plataforma baseada em uma versão do JavaScript para programação back-end, é escalável, tem características incomuns em relação a maioria das outras linguagens, trabalha com eventos, não executa o código de maneira sequencial, o que o torna ideal para aplicações em tempo real de dados intensivos que são executados através de dispositivos distribuídos. Mas que não quer dizer que para as demais coisas ela seja ruim, para sites, intranets, crawlers e transações o Node.js também é uma boa escolha, O Node.js já tem boas opções de módulos e frameworks para vocês começar a brincar.

* client é você quando acessa um site através de um navegador.

Programa Mais Médicos

As vezes tenho vergonha de indiretamente fazer parte disso. sem estender este assunto, pois já não é novo, só deixo alguns pontos:

Cuba é ditadura, por que nos aliar a um pais com governo militar que só oprime?

Porque dar dinheiro a Cuba ao invez de investir em nossos médicos? Em nossa saúde?

Entendo a oportunidade dos médicos cubanos, 60 reais por mês não dá. Aqui no Brasil ganhará 700 dolares, ainda muito pouco para um médico no Brasil, o restante do salário deste médico vai para o governo cubano. Dilma, PT, Brasil, não é assim que vamos ajudar Cuba e não é assim que vamos resolver os problemas na área da Saúde no Brasil.

Atendimento da Amazon é perfeito

Amazon Kindle

Faz cerca de 6 meses que comprei um Kindle, leitor de livros eletrônico, o famoso e-book da Amazon, a um mês atrás a tela do kindle ficou com riscos brancos e parte da tela totalmente branca, parece até que rachou a tela, só que fisicamente esta intacto, a superfície lisa e sem marcas de batidas, fiquei muito chateado, assim como o iphone, eu já tinha criado um carinho especial pelo kindle, mas ele me decepcionou.

Depois de alguns dias, abri um chamado na Amazon, expliquei o problema e esperei. Esperei bem pouco, no dia seguinte de manhã já tinha uma resposta na minha caixa de entrada, o atendente educadamente me explicou que podia ser um problema de software e me instruiu a resetar o sistema do kindle, no final da mensagem disse ainda que se o problema continuar eu teria que falar com a assistência deles por telefone, que para isto era só clicar no link do lado direito do site…

Ainda com esperança eu fiz o que ele pediu, mas nada adiantou. Isto me deixou muito triste, triste a ponto de só conseguir criar coragem de falar com a Amazon novamente depois de 1 mês. Por um mês eu fiquei pensando na dramática experiência que tenho com atendimentos e reclamações por telefone, demora para ser atendido, falta de educação, a linha sempre cai e ainda e nunca resolvem meu problema, quando resolvem, o esforço é tão grande que mesmo com o problema resolvido a raiva da empresa ainda fica.

Mas hoje, depois do almoço, criei coragem e decidi ligar, afinal o kindle é novo, poucos meses de uso, abri o e-mail do chamado de um mês atrás, cliquei no link do suporte e depois no link la no site do lado direito, escrevi meu telefone e pimba. Segundos depois o telefone tocou, uma atendente com uma voz e sotaque espanhol muito bonito me cumprimentou, perguntou se eu estava bem(coisa que aqui no brasil nunca me perguntam) e respondi que não, que meu kindle estava com riscos brancos na tela, disse que já tinha aberto um chamado, que fiz o procedimento solicitado e que não adiantou, simplesmente a Amy respondeu:

Infelizmente teremos que trocar o seu kindle por um novo, mas para isto precisamos que você insira seu cartão de crédito na sua conta da Amazon.

Ela disse tudo que queria ouvir e que não esperava ouvir nos próximos 60 minutos! Meus caros, além disso ela falou que o processo para solicitar um novo kindle poderia demorar até 15 minutos, que para eu não ficar esperando ela ia me retornar a ligação.

Em 5 minutos recebi o e-mail confirmando a troca e o dia que o novo kindle chegará, ao mesmo tempo ela me ligou e confirmou a troca, disse que se eu não usar mais o kindle quebrado é para eu descartar em um centro de reciclagem, que eu não precisava devolve-lo, eu agradeci, e desliguei o telefone.

No e-mail veio um link para avaliar o atendimento deles, eu avaliei o serviço em excelente e deixei o seguinte comentário:

A partir de hoje pedirei a Deus para que todas as empresas tenham um atendimento tão perfeito quanto o de vocês. Ficaria muito feliz de comprar mais kindles quebrados!!

Amazon, + 1 UX

Parabéns pelo pós-atendimento.

Deezer sendo legal até na hora de cancelar a newsletter

A um bom tempo estou com vontade de escrever sobre boas e más práticas que encontramos na internet. Um exemplo de má prática é aquele nosso internet Banking que só funciona geralmente no nosso inimigo número 1, o Internet Explorer.

Mas hoje vamos falar de uma boa prática, hoje estava limpando minha caixa de entrada, vários e-mails de grupos de discussões, vários spans e quando terminei de deixar a caixa limpinha, recebi o e-mail da Deezer*, e pensei, “vou cancelar a newsletter deste cara aqui, menos um para marcar colo lido…” Abri o e-mail e quando fui no rodapé, li aquela mensagem que geralmente não leio nas newsletters que cancelo, a mensagem de cancelamento do rodapé é:

Se quiser dar um tempo em nossa relação e parar de receber emails clique aqui. Mas magoou.

Galera, a primeira coisa que pensei foi em nem cancelar mais, mas fiquei curioso para cancelar e ver a próxima mensagem, cliquei e simplesmente apareceu:

O cancelamento de sua inscrição foi realizado com sucesso. A Deezer vai ficar diferente sem você :-( volte logo!

Caros, neste processo de cancelamento de newsletter teve primeiramente sentimento, de uma maneira brincalhona a Deezer mostrou-se preocupada, chateada com o cancelamento da newsletter, além disso o cancelamento foi como deveria ser, simplesmente cancelei e pronto, newsletter cancelada, sem frescura.

Principalmente em sistemas “chatos”, deveríamos adotar mais o uso de uma linguagem mais simples, sem jargões em inglês, sem códigos de erros, de alerta e sim a objetividade e as vezes até mensagens bem humoradas para quebrar a tensão do usuário.

Uma das técnicas de comunicação, fala que em algumas situações é bom mostrar sentimento, seja em uma negociação, apresentação, banner ou conversa, no cancelamento da newsletter foi uma boa escolha!

Deezer, parabéns, +1 ux

Para sentirem um pouco da eperiência que tive, vejam a newsletter:

deezer newsletter

Esta é a tela de confirmação do cancelamento da newsletter…

deezer newsletter

* Para quem não conhece, é um concorrente do Rdio e do Itunes, assim como o itunes, a Deezer vende música por mensalidade e é stream.

Gravidade

Embora seja um filme cheio de efeitos especiais, satélites e estrelas, embora aconteça o tempo todo no espaço, o filme na minha opinião é muito mais um drama, é uma história que tem início com uma simples missão de manutenção no espaço, mas começa a acontecer uma série de imprevistos e a Sandra Bullock atua como personagem principal, o maior desafio, além dos contra tempos do espaço é a Sandra Bullock enfrentar ela mesma, durante todo o filme é evidenciado que o que mais atrapalhava ela, o que mais lhe causava medo, eram seus próprios medos dos seus traumas do passado, e claro, para ter um final feliz, para ela sobreviver no espaço, teve que vencer todos estes medos. Resumindo, o filme mostra imagens do espaço e do planeta terra muito lindas, acho que todos concordam que ainda com a Sandra Bullock, as coisas ficam ainda mais belas. Vale a pena assistir para quem gosta de drama e tensão.

As melhores pegadinhas do Silvio Santos

Mesmo sendo tudo armação, teatro, ensaiado ou não, o que realmente importa é que faz nós darmos algumas gargalhadas, e o Silvio Santos em décadas teve momentos bons, veja alguns deles abaixo, vamos rir um pouco!!

O fantasma da menina Ana

Menina Fantasma no elevador

Tamanho do bilau

Pegadinha do Dromedário

O Exorcismo

As 10 melhores no mesmo vídeo

Se você chegou até aqui é porque gostou, então vejas agora as melhores, todas no mesmo vídeo: